Chega a Cuba avião da Bolívia com 20 toneladas de ajuda humanitária

30/07/2021 0 Por Redação Urbs Magna
Chega a Cuba avião da Bolívia com 20 toneladas de ajuda humanitária

Firmado pelo Decreto Supremo, o presidente Luis Arce autorizou a doação de seringas, alimentos e insumos de biossegurança “à irmã República” … “que nos ensinou que solidariedade é compartilhar o pouco que se tem com quem mais precisa”, escreveu o líder boliviano

O presidente da Bolívia, Luis Arce, afirmou em rede social, na semana passada, que “no marco da reciprocidade entre os povos, aprovamos o Decreto Supremo que autoriza a doação de seringas, alimentos e insumos de biossegurança à irmã República de Cuba, que nos ensinou que solidariedade é compartilhar o pouco que se tem com quem mais precisa”. Em seguida, a ministra da Presidência, María Nela Prada, anunciou oficialmente que a ajuda humanitária prometida pelo presidente estava a caminho de Havana em avião da Força Aérea Andina país.

O perfil do periódico cubano no Twitter Juventude Rebelde confirmou a chegada da aeronave na ilha caribenha nesta sexta-feira (30), às 18:49h de Brasília: “Um avião da Força Aérea Boliviana trouxe a Cuba um carregamento de 20 toneladas de suprimentos médicos e alimentos para apoiar o povo cubano e o governo diante de duas pandemias: a covid-19 e o bloqueio injusto de Washington“, escreveu o perfil.

Ao todo foram entregues 2,5 toneladas de seringas descartáveis; 16,5 toneladas de alimentos e mais uma tonelada de insumos de biossegurança para ajuda à ilha “contra o bloqueio criminoso e genocida do Governo dos Estados Unidos que sofre o povo cubano há mais de 60 anos, e lembra que a resposta boliviana é mais solidariedade internacionalista, mais justiça social para os povos e mais luta pela vida“.

Nestas duas últimas semanas, vários governos anunciaram e puseram em prática o envio de ajuda humanitária a Cuba, uma vez que as medidas coercitivas unilaterais dos Estados Unidos foram endurecidas.

Chegaram a Havana cargas da Rússia, também por via aérea, e do México, por via naval. Uma das embarcações transportou cerca de 100 mil barris de combustível para as usinas de hospitais cubanos.

Comente