Bolsonaro diz que Petrobras pode quebrar o Brasil, em caso de novo aumento do preço do diesel

O presidente também atacou governadores por seus questionamentos sobre redução do ICMS, que a Câmara dos Deputados aprovou

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que a Petrobras pode “quebrar o Brasil” se houver novo aumento do preço do diesel e atacou governadores por questionarem a redução do ICMS aprovada pela Câmara dos Deputados.

Bolsonaro concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (30/5), para tratar das ações do governo federal em auxílio às vítimas das enchentes que mataram dezenas de pessoas em Pernambuco, mas levou diversos temas não relacionados à tragédia.

De acordo com transcrição da fala, feita pela agência de notícias Reuters e republicada no portal de notícias UOL, o presidente afirmou que “é um crime se cobrar um real de ICMS por litro de óleo diesel. Como alertei no mês passado, a Petrobras pode quebrar o Brasil com isso“.

Bolsonaro diz que o governo federal tenta encontrar formas legais de baixar o preço dos combustíveis “sem interferir“.

A crise, em mais uma tentativa de controlar os reajustes nos preços dos combustíveis, levou a mais outra troca na presidência da Petrobras na semana passada, que já é a terceira em três anos.

Para a deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, “o risco de falta de óleo diesel é real e resultado da política de desmonte e privatização de ativos da Petrobras“.

A parlamentar afirmou, há dois dias, em rede social, que “não vieram os investimentos alegados e ainda assim, [o ministro da Economia, Paulo] Guedes só pensa em vender mais refinarias até o país ficar totalmente dependente. Tá dilapidando o que é do povo“.

Em outro tuíte, Hoffmann comentou que no dia 26 “outra refinaria da Petrobras [foi] vendida abaixo do preço, dessa a vez a de Lubnor no Ceará”.

A deputada afirmou que, “segundo o Ineep [Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis], o valor mínimo seria US$ 62 milhões mas está sendo negociada por US$ 34 mi“.

A gente comprando combustível em dólar e Bolsonaro acaba com a chance de refinar petróleo aqui“, concluiu.

Comente

1 comentário em “Bolsonaro diz que Petrobras pode quebrar o Brasil, em caso de novo aumento do preço do diesel”

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading