Vereador negro sofreu cassação polêmica, apontada como racista, na Câmara Municipal de Curitiba
“Antes de se iniciar este processo de cassação, nós já havíamos decidido pelo pleito, por concorrer à vaga de deputado estadual aqui no Paraná”, afirmou o vereador Renato Freitas (PT), que está voltando para a Câmara Municipal de Curitiba, após decisão do TJ-PR de suspender as sessões que cassaram seu mandato na casa.
Freitas argumentou que a “tormenta” sobre seu caso veio, e isso “congelou os planos”, mas agora com a decisão da Justiça do Estado “nós vamos nos colocar novamente como candidato a deputado estadual e já temos até data”, afirmou o camarista, que pretende lançar sua candidatura no dia 17 de julho, cuja data, segundo o vereador, é “próxima ao ‘Mandela Day’ “.
O Dia Internacional Nelson Mandela é uma comemoração internacional instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em novembro de 2009, a ser comemorado em todos os anos 18 de julho, data de nascimento do líder sul-africano Nelson Mandela.
Segundo Renato Freitas, que concedeu entrevista ao Fórum Café, a data escolhida se refere ao “dia que representa a luta pela liberdade, pela justiça, pela democracia e [Mandela] sofreu as consequências porque assumiu os riscos de luta“, afirmou o vereador. “E a sua luta nos deixa uma luz sobre nossa caminhada e a gente fica muito feliz de poder fazer essa homenagem e ao mesmo tempo de se colocar como possibilidade aqui no Paraná“.
Assista a seguir, no canal da Revista Fórum: