Água – advertências do premiado documentário “FLOW” de Irena Salina (1ª parte)

PARTE I de XX

No ano de 2007 Irena Salina conclui um extraordinário documentário sobre a água no planeta Terra. Nele especialistas rotulam a questão política e ambiental mais importante do século 21 – A Crise Mundial da Água. A crescente privatização e a diminuição do fornecimento de água doce do mundo, com um foco firme na política, poluição, direitos humanos, e o surgimento de um cartel mundial da água.

Por IRENA SALINA

Mais de 2 milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo por doenças devido à água.  A maioria são crianças menores de 5 anos. Mas há um esforço para suavizar esta ameaça que enfrentamos. Se no mundo há guerras pelo petróleo, assim será com a água. Pois a água potável está acabando. E a humanidade fará de tudo pela água. TERRA

Sabemos que o planeta é um corpo cheio de vida porque a água corre por ele. Entre um continente e outro há veias e artérias de água corrente. A água flui ao oceano que é o coração da Terra. O oceano evapora iniciando um novo ciclo hidrológico para cair novamente nas montanhas e baixar de novo em forma de veias e artérias. Nosso planeta nada mais é que um enorme corpo onde circula a água que é o que lhe dá vida. Somos como a superfície do planeta: 70% água e 30% massa. Ambos temos um coração. Temos 60 mil km de veias e artérias e, igual à Terra que recicla a água, temos um ciclo de água dentro de nós.

people EUA
Nos EUA há milhões de pessoas que toda manhã abrem a torneira sem saber se haverá água.

Nos EUA não há registro de pessoas que adoecem devido à água. Mas a realidade é diferente do que se conta. Estima-se que de 500 mil a 7 milhões adoecem, ao ano, por beber água da torneira.

people EUA
Cerca de 40% dos vírus estomacais ou gripe vêm da água potável.

Um dos problemas é a quantidade dos micróbios, vírus e bactérias no sistema. Nada se faz para eliminar os produtos químicos, resíduos, pesticidas, produtos farmacêuticos, desperdícios das grandes fazendas, ou plantas de águas residuais. Muitos não estão preocupados com o abastecimento de água porque compram água engarrafada. Ao se tomar um simples banho coloca-se o corpo à exposição de vários produtos químicos contidos na água e que entram no organismo através da pele. Há mais de 116 mil produtos sintéticos criados pelo homem que não se sabe como interagem com nossa saúde. E quando o fígado processa estas substâncias, expulsa-as de nosso sistema lançando-as ao esgoto indo parar nos rios e córregos. Então as companhias de saneamento captam estas águas e o homem a consome.

people EUA
O uso de água na agricultura elevou-se em até 5 vezes devido à utilização de pesticidas.

O consumo de água mundial tem 70% destinado à agricultura, 20% à indústria e 10% ao consumo doméstico. A primeira e a segunda usam grande quantidade de água para criar produtos que não existiam antes. Também usam fertilizantes, produtos fitossanitários e químicos. E, naturalmente, a água com produtos químicos não é saudável. As consequências são visíveis pelo mundo afora: No México, os defeitos congênitos. Na Europa, a redução da fertilidade onde há elevado uso de pesticidas. Aumento de até 200% de casos de câncer na Tasmânia devido ao uso de agrotóxicos na lavoura.  Alguns testes que não são publicados revelaram que os peixes do rio Sena mudaram de sexo à partir do ano 2002. Quer dizer, só há fêmeas pois os machos se extinguiram. No Texas se encontra altos níveis de Prozac nos peixes. Enfim não há solução pois sempre beberemos água e a contaminação é crescente.

As toxinas viajam e se encontram nas focas, baleias e no leite materno dos esquimós.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading