A possibilidade de sermos localizados e presos pelas forças anticultura do governo [Bolsonaro] multiplica-se, diz Luis Fernando Verissimo no ‘Estadão’

29/12/2019 1 Por Redação Urbs Magna
A possibilidade de sermos localizados e presos pelas forças anticultura do governo [Bolsonaro] multiplica-se, diz Luis Fernando Verissimo no ‘Estadão’

‘A invasão’ é o título da mais recente publicação de Luis Fernando Verissimo no Jornal ‘O Estado de São Paulo’, deste domingo (29). O escritor compara as ações do Governo Bolsonaro aos tempos da ditadura, narrando os tempos atuais como se, ficticiamente (mas nem tanto), estivéssemos sob forte opressão ideológica daquele regime.


Luis Fernando Veríssimo publica ‘A Invasão‘ no Estadão deste domingo (29) em tom de quase uma tragicomédia, onde aborda seu tema-título de forma a dar entendimento ao leitor de que foram todos (seus eleitores) enganados, quando o elegeram, e agora os militares determinam os rumos do país.

Imagem reprodução / fonte: internet

Deveríamos ter desconfiado que era uma invasão na cerimônia de posse do seu ministério anunciado pelo Bolsonaro“, diz o autor.

Lembra? Grande parte dos ministros usava longos guarda-pós brancos. Aquilo era estranho, estariam lançando uma nova moda ministerial, com o guarda-pó simbolizando sua disposição de trabalhar pelo País sem personalismo ou vaidade? Mas não. Assim que foram identificados como ministros do novo governo, os de guarda-pós arrancaram seus disfarces – que tapavam fardas militares!, publicou Veríssimo.


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Estou transmitindo isso em código. Se a transmissão for interrompida abruptamente é sinal de que tive que fazer xixi ou fui descoberto.

A possibilidade de sermos localizados pelas forças anticultura do governo e presos multiplica-se, e a repressão aumenta dia a dia.

Muitos companheiros da resistência estão desaparecidos, como o pessoal do teatro de vanguarda obrigado a desocupar o teatro onde encenavam uma peça de conteúdo social, o que é proibido, e levados em camburões do temido Departamento de Combate à Criatividade com destino ignorado, todos nus.

Qualquer manifestação artística com o nome de “vanguarda”, “social” e etc., já era proibida no território nacional e agora, para simplificar, decidiram proibir qualquer manifestação artística no território nacional, salvo a de bispos cantores.

A queima de livros que pregam o evolucionismo, o sexo recreativo, a redondeza da Terra, o ridículo de acreditar em astrologia, o socialismo ou tudo isso ao mesmo tempo, continua e já há uma corrente que julga inútil queimar livros se suas ideias continuam a existir e serem propagadas por mentes doentias, e sugere que se queime escritores, ou na ordem alfabética ou pela sua evidente combustibilidade.

Somos obrigados a mudar o código quase que diariamente para evitar a detenção.

A própria palavra “código” não quer dizer mais código.

Procure decifrar seu novo sentido antes que me peguem.

Acho que não tenho muito tempo antes de ser lançado na hipotética fogueira.

Nosso erro, ao escolher os fatos mais importante que aconteceram no Brasil em 2019, foi não prestar a devida atenção.

Fomos invadidos sem nos darmos conta, quando nos demos conta já era tarde.

Deveríamos ter desconfiado que era uma invasão na cerimônia de posse do seu ministério anunciado pelo Bolsonaro. Lembra?

Grande parte dos ministros usava longos guarda-pós brancos.

Aquilo era estranho, estariam lançando uma nova moda ministerial, com o guarda-pó simbolizando sua disposição de trabalhar pelo País sem personalismo ou vaidade? Mas não.

Assim que foram identificados como ministros do novo governo, os de guarda-pós arrancaram seus disfarces – que tapavam fardas militares!

A quantidade de militares em quem ninguém votou, com cargo oficial e poder, perfilados dentro da sede do governo, caracterizava um golpe. Branco como os guarda-pós, mas golpe. Sem armas à vista, sem tanques na rua, mas a invasão de um país por outro assim mesmo.

Tudo neste texto é metafórico, da anticultura num país dominado pelo que ele mesmo tem de mais retrógrado, do primeiro parágrafo, aos guarda-pós que não existiram, mas sua única imprecisão está no exagero. 

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