Moro e Dallagnol podem ser presos – Escândalo das mensagens de WhatsApp tem potencial para isso

10/06/2019 1 Por Redação Urbs Magna
Moro e Dallagnol podem ser presos – Escândalo das mensagens de WhatsApp tem potencial para isso

Escândalo da Vaza Jato tem potencial para levar Moro e Dallagnol à cadeia

A Vaza Jato tende a ser um escândalo ainda mais potente do que a Lava Jato. Porque desnudará toda a engrenagem que destruiu a economia e a democracia brasileira.

As primeiras reportagens que vieram à tona na noite deste domingo (9) no The Interceptmostram que o então Juiz Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato, como Deltan Dallagnol, conversaram e definiram estratégias sobre os rumos de processos judiciais que levaram, entre outras pessoas, o ex-presidente Lula à cadeia.

Um leigo pode achar isso algo nem tão importante. Mas é uma bomba que vai colocar o caso da prisão de Lula e do golpe contra Dilma Rousseff em destaque internacional não apenas do ponto de vista midiático, mas jurídico.
Os maiores juristas do mundo vão querer conhecer o conteúdo dessas conversas e tramas entre um juiz e seus acusadores. E vão se voltar para o veredicto contra Lula. Que é algo que, como apontamos desde sempre, não fica em pé.

Mas essa é apenas uma parte da história e que por isso só já requer investigação sobre os procedimentos de Moro e de Dallagnol. E que poderiam transformá-los em réus em processos judiciais. Réus em processos nos quais poderiam ser condenados e ter de cumprir pena.

Mas ao que tudo indica os grampos do conluio têm potencial ainda mais explosivo.

Moro e Dallagnol não teriam conversado sobre o processo apenas entre eles. Ambos teriam também se relacionado com políticos, empresários e outros envolvidos em escândalos. E esses áudios, vídeos e textos estariam para ser publicados em novas reportagens do The Intercept.

A depender do conteúdo delas, ambos estarão liquidados.

Moro e Dallagnol podem ter conversas reveladas que exporiam as entranhas da maior fraude da história da República. Com quem falaram. Vamos a algumas hipóteses: Palocci? Aécio Neves? Empreiteiros que acertaram delações? Bolsonaro? Juízes do TRF 4? Os filhos do Roberto Marinho? FHC? Xuxa? Pelé? Ratinho?

Todos os nomes acima são apenas suposições. Eles podem ter falado com centenas de pessoas que direta ou indiretamente teriam relação com o processo de Lula ou de outros investigados. Pelo que tem tuitado o jornalista Glenn Greenwald tudo isso será revelado em áudios, vídeos e textos nos próximos dias.

Se isso vier a ocorrer a Vaza Jato tende a ser um escândalo ainda mais potente do que a Lava Jato. Porque desnudará toda a engrenagem que destruiu a economia e a democracia brasileira. Os próximos dias serão tensos. Moro e Dallagnol sabem melhor do que todos nós o quanto.

via Revista Fórum

Anúncios