Pintura geométrica ajuda a mudar o ambiente sem gastar muito; veja modelos para se inspirar

03/06/2019 0 Por Redação Urbs Magna
Pintura geométrica ajuda a mudar o ambiente sem gastar muito; veja modelos para se inspirar

Formas geométricas coloridas podem ser uma alternativa fácil e mais em conta para destacar paredes de quartos, salas e cozinhas do que aplicar papel de parede ou novos revestimentos. Arquitetos garantem que, com pouca tinta e alguma paciência, é possível criar à mão estampas moderninhas, como listras, triângulos e faixas coloridas.

“Trabalhar com cores e formatos sempre alegra o ambiente”, diz o arquiteto Guilherme Torres.

Também é um efeito democrático –funciona em qualquer tamanho de cômodo. É necessário, contudo, se atentar aos excessos.

A arquiteta Beatriz Quinelato recomenda limitar o trabalho a uma ou duas paredes e refletir bem sobre a paleta de cores. “Cores muito fortes, como os tons primários, tendem a cansar a vista. É melhor que passem longe do quarto, por exemplo”, afirma ela.

Uma dica é eleger a cor de um móvel de destaque do ambiente, como bancos e poltrona. Se a ideia é usar mais de uma cor, é legal que pelo menos uma seja neutra, como branco ou cinza, para deixar a parede menos intensa.

O tom sobre tom também é uma opção. A sugestão da arquiteta Sharon Fliter é escolher uma fileira de cores das cartelas de tintas e eleger os tons a partir dali: “O ideal é começar pelo mais escuro, escolher três tons acima dele e assim por diante. Essa diferença fica mais acentuada na parede e não há risco das cores se misturarem”.

Um bloco de cor também pode ajudar a criar ambientes sem divisórias. A arquiteta Ana Yoshida pintou parte de uma parede de lilás para criar a área do home office em uma sala de estar.

Para desenhar as linhas, é possível começar com um rascunho no papel e depois reproduzir o desenho na parede com fita crepe. “Nesse ponto, ainda é possível alterar a posição do desenho até ficar como o imaginado”, explica Quinelato. Por fim, pinte as formas que não são tangentes com a fita, que ajuda a deixar as linhas retas. Espere secar antes de tirar a fita.

No caso das listras, Torres recomenda usar também uma régua e marcar pontos com a grossura da listra. Pinte as faixas com a fita crepe delimitando o espaço entre elas também.

A parede com formas geométricas pode ser decorada com quadros, estantes e plantas. O importante é fugir das linhas na hora de decorar. “Fica mais harmônico quebrar o alinhamento, ignorar as linhas e pendurar a decoração entre uma faixa e outra”, diz Yoshida.

Por Brenda Zacharias para a Folha de São Paulo

Anúncios