Cuba e Google firmam acordo para acelerar tráfego de dados

30 30-03:00 março 30-03:00 2019 0 Por Redação Urbs Magna
Cuba e Google firmam acordo para acelerar tráfego de dados

Mecanismo pretende ampliar e facilitar acesso a conteúdos hospedados em servidores do Google; medida ainda reduzirá custos para Cuba

A Empresa Estatal de Telecomunicações de Cuba (ETECSA) e a companhia norte-americana de tecnologia Google assinaram nesta quinta-feira (28/03) um documento de entendimento para dar início a um acordo que acelere o tráfego de dados na internet do país.

O mecanismo previsto é conhecido tecnicamente como “peering” e, por meio de uma conexão direta, pretende ampliar e acelerar o acesso a conteúdos hospedados em servidores do Google. A medida ainda reduzirá custos para Cuba, já que o país não terá que pagar por um intermediário na conexão.

Em nota conjunta, as empresas afirmaram que as propostas feitas no documento serão implementadas quando houverem condições técnicas favoráveis.

“A assinatura deste documento evidencia que o interessa de empresas norte-americanas em desenvolver negócios com a ETECSA se mantém. Atualmente, são mais de dez empresas dos EUA com acordos vigentes para benefício de ambas as partes”, destaca a nota.

O pacto foi assinado pelo vice-presidente da estatal cubana de telecomunicações, Luis Adolfo Iglesias Reyes, e pelo diretor do Google em Cuba, Brett Perlmutter.

Segundo Reyes, a aplicação das medidas acertadas com a empresa de tecnologia norte-americana permitirão um uso mais eficiente das capacidades internacionais da conexão de internet da ilha. Por sua vez, Pelmutter disse que a parceria trará “benefícios para os usuários da internet” no país.

Expansão
Em dezembro de 2018, a ETECSA anunciou o início da comercialização para empresas e pessoas de pacotes de internet móvel para telefones celulares. 

Foram anunciados diversos planos com validade de 30 dias para contas pré-pagas. Os cubanos poderão ter acesso a planos a partir de 600MB por 7 CUC (cerca de R$ 27).

Desde 2014, o país vem expandindo a disponibilidade de internet para empresas e pessoas. O acesso doméstico foi autorizado em 2017, apesar de haver centenas de pontos públicos de rede Wi-Fi disponibilizados pelo governo.

(*) Com Cubadebate

ETECSA/Divulgação
Mecanismo pretende ampliar e acelerar acesso a conteúdos hospedados em servidores do Google



Dino Barsa para o Et Urbs Magna via Opera Mundi

Receba nossas atualizações direto no seu WhatsApp – Salve nosso número em sua agenda e envie-nos uma mensagem – É GRÁTIS – ACESSE AQUI

FAÇA UMA DOAÇÃO AO ET URBS MAGNA CLIQUE AQUI

Anúncios