ÁUDIO DE BOLSONARO É FALSO: IBP EMITIU PARECER TÉCNICO NA TARDE DESTA SEXTA (21)

BRASIL ELEIÇÕES 2018 POLÍTICA Vídeos

Et Urbs Magna, 21 de setembro de 2018, 21:00 GMT


Instituto Brasileiro de Peritos confirma: áudio de Bolsonaro no hospital é falso

Na conclusão, o laudo diz: “as evidências indicam que as amostras de fala presentes no áudio questionado e no áudio paradigma não foram proferidas pelo mesmo locutor”


Do Revista Fórum – Conforme indicado em uma audição previa, o Instituto Brasileiro de Peritos confirmou, na tarde desta sexta-feira (21): é falso o áudio que circula desde a noite desta terça-feira (19) na internet. Nele, uma voz imitando o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) dá uma grande bronca dentro do hospital, reclama que, enquanto ele está internado, Haddad cresce nas pesquisas e ofende enfermeiras.

O Instituto Brasileiro de Peritos é o mesmo que confirmou a veracidade da voz de Michel Temer no diálogo com Joesley Batista gravado, com autorização da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da União, no dia 7 de março, no Palácio do Jaburu.

Na conclusão, o laudo diz: “as evidências indicam que as amostras de fala presentes no áudio questionado e no áudio paradigma não foram proferidas pelo mesmo locutor”. A suposta gravação foi comparada com outras amostras da voz de Bolsonaro durante uma entrevista concedida no programa de José Luiz Datena.

Foram levadas em conta durante a análise perceptiva auditiva os padrões das vogais e consoantes, suas qualidades, aplicações e articulações (presença ou ausência de desvio fonético e/ou fonológico); o ritmo de fala e padrões de entonação; qualidade de voz, velocidade de fala e hábitos apresentados pelo falante e a aplicação de palavras nas sentenças, uso de regras gramaticais e prosódia.

Além disso, a análise levou em conta ainda a análise acústica da voz, que é composta por uma série de detalhes técnicos. O parecer técnico do Instituto pode ser lido aqui: parecer-tecnico-ibp18072

A Fórum enviou o áudio para o Instituto Brasileiro de Peritos, que pediu um dia para uma verificação adequada. O Instituto alertou, no entanto, que em uma primeira avaliação, o áudio parecia ser falso, de uma pessoa imitando o candidato, mas que só poderia dar um parecer final em 24 horas.

O prazo foi prolongado a pedido do instituto por mais 24 horas.

A Fórum, por uma questão ética, resolveu não divulgar o áudio.


YouTube-icon-our_icon  Subscreva Et Urbs Magna no Youtube ASSISTA AO ÁUDIO/VÍDEO: Bolsonaro no Hospital sugere a farsa da facada. Qual sua opinião?

 


Anúncios

1 thought on “ÁUDIO DE BOLSONARO É FALSO: IBP EMITIU PARECER TÉCNICO NA TARDE DESTA SEXTA (21)

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.