SÃO 7 OS MINISTROS NO TSE QUE ESTÃO VOTANDO A CANDIDATURA DE LULA – AINDA FALTAM 5 – PLACAR 1X1

Jorge Mussi vota, neste momento, a questão da candidatura de Lula

Até agora os mistros Edson Fachin e Luís Fernando Barroso votaram. Fachin, ao contrário do relator, disse que se o Brasil desrespeitar a decisão da ONU, estaria também desrespeitando o Direito internacional; “Não me sinto autorizado a desobedecê-lo”


O ministro Luiz Edson Fachin, na votação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que vai decidir se a candidatura de Lula é ou não legal, nesta sexta-feira (31), abriu divergência ao voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso e o placar ficou 1×1.

Ao contrário de seu colega, que disse que a determinação da Comitê de Direitos Humanos da ONU para que o Brasil preserve os direitos políticos de Lula tem caráter de “recomendação”, Fachin entendeu que, ao desrespeitar recomendação da ONU, o Brasil poderia estar também desrespeitando o Direito internacional.

“Judiciário não reescreve a Constituição, nem edita leis, independentemente da visão e de todos os sentidos do julgador. Concordando ou não com o Comitê, impende cumprir a Medida Provisória do Comitê da ONU”, disse o ministro, que afirmou ainda que o protocolo de Viena está em vigor no Brasil e que, como juiz, não se sente autorizado a desobedecê-lo.

Mais cedo, o tribunal havia aprovado, por unanimidade, o registro da coligação “O Brasil Feliz de Novo”, composta por PT, PCdoB e Pros, com Fernando Haddad como candidato a vice-presidente. O caso de Lula foi analisado separadamente.

A decisão sobre a candidatura de Lula será proferida através do voto da maioria. Ainda faltam 5 ministros para votar. Caso se confirme a impugnação, cabe ainda recurso no Supremo Tribunal Federal (STF).

ASSISTA:


LOGO FOOTER ET URBS MAGNA

NAS REDES SOCIAIS


whatsapp  Receba nossas atualizações no WhatsApp
YouTube-icon-our_icon
Subscreva Et Urbs Magna no Youtube
facebook pages  Curta Et Urbs Magna no Facebook
facebook groups  Grupo no Facebook PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
twitter icon  Et Urbs Magna no Twitter


 

Anúncios

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.