PROCURADOR PEDE RETIRADA DE LULA, SUA SUBSTITUIÇÃO NAS URNAS E DEVOLUÇÃO DE VERBA DE CAMPANHA

BRASIL DIREITOS HUMANOS ELEIÇÕES 2018 Golpe 2016 JUSTIÇA Lawfare Lula Lula na ONU NOTÍCIAS POLÍTICA Prisão de Lula PT

De madrugada, MP pressiona TSE a cassar candidatura de Lula hoje

Em petição enviada às 3h20 desta manhã, vice-procurador-geral eleitoral pede a retirada de Lula das urnas, devolução de dinheiro de campanha e substituição do candidato


Do GGN – Nas mãos da defesa preparada pelos advogados de Lula a favor de sua candidatura, o ministro Luís Roberto Barroso poderá emplacar o julgamento do registro do candidato petista na sessão extraordinária de hoje, que começou desde as 14h30. Para isso, o Ministério Público pressionou por uma alternativa para que a definição ocorra hoje.
Apesar de a agenda oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrar apenas o julgamento da coligação de Geraldo Alckmin (PSDB) e de José Maria Eymael (DC), a própria Comunicação do tribunal informou que a pauta de votações poderá ser modificada.
Isso porque na madrugada de quinta para esta sexta-feira (31), horas depois de a defesa de Lula entregar suas considerações para defender a participação de Lula nas urnas 2018, a Procuradoria Eleitoral pediu que os ministros antecipem para hoje (31) algumas definições sobre Lula.
O prazo para o ex-presidente entregar sua defesa foi encerrado nesta quinta-feira e, levando em consideração os protocolos regulamentares de um julgamento, o TSE deveria ainda ouvir testemunhas, fazer a coleta e análise de provas, antes das alegações finais e de uma decisão eventual cassando ou não o registro do candidato.
Entretanto, desde que o Tribunal marcou a sessão extraordinária para hoje, lembrando que a Corte não tem sessões nas sextas-feiras, as especulações eram de que os ministros tentariam adiantar uma posição sobre o registro da candidatura de Lula, a um dia de ter início as propagandas eleitorais.
Caso adote essa medida, o Tribunal poderia estar saltando fases importantes para a instrução do processo, como o depoimento de testemunhas, coleta e análise de provas, entre outros procedimentos judiciais. Com isso, a defesa do ex-presidente teria brechas para recorrer a outra instância que não a Justiça Eleitoral, ou seja, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Diante deste impasse, a Procuradoria Eleitoral resolveu propor uma alternativa. Enviou uma petição, às 3h20 desta sexta, ao ministro Luis Roberto Barroso, pedindo que o Tribunal antecipe os efeitos da rejeição do registro do ex-presidente Lula.
Assim, logo após bloquear os direitos do ex-presidente como candidato, o TSE poderia passar a iniciar o julgamento, com as fases processuais, manifestação da defesa, provas, etc.
O documento assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, pede que seja cobrado ao ex-presidente Lula a devolução dos recursos já usados na campanha, a substituição do candidato, a retirada do nome de Lula das urnas, a proibição de propaganda eleitoral, entre outras consequências da cassação do registro.
Medeiros sustenta que não é preciso abrir, neste momento, o prazo para as alegações finais e pressiona para que o julgamento contra a candidatura de Lula seja feito na tarde de hoje.
ASSISTA:


LOGO FOOTER ET URBS MAGNA

NAS REDES SOCIAIS


whatsapp  Receba nossas atualizações no WhatsApp
YouTube-icon-our_icon
Subscreva Et Urbs Magna no Youtube
facebook pages  Curta Et Urbs Magna no Facebook
facebook groups  Grupo no Facebook PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
twitter icon  Et Urbs Magna no Twitter


 

Anúncios

2 thoughts on “PROCURADOR PEDE RETIRADA DE LULA, SUA SUBSTITUIÇÃO NAS URNAS E DEVOLUÇÃO DE VERBA DE CAMPANHA

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.