LULA NÃO TEM FORTUNA EM LUXEMBURGO, AFIRMA ‘PROJETO COMPROVA’ QUE DESMENTE FAKE NEWS

20 de agosto de 2018 0 Por Redação Urbs Magna
LULA NÃO TEM FORTUNA EM LUXEMBURGO, AFIRMA ‘PROJETO COMPROVA’ QUE DESMENTE FAKE NEWS

Não há evidências de que Lula tenha fortuna em Luxemburgo, revelou o ‘Projeto Comprova’ – uma iniciativa de sites parceiros para desmascarar Fake News lançadas nas redes sociais

Circula na internet a acusação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possui poupança de US$ 108 milhões em Luxemburgo. Há registros deste boato desde 2016, mas não existe nenhuma evidência que comprove sua veracidade. O material é, portanto, enganoso


whatsapp  Receba nossas atualizações direto no WhatsApp


O texto ganhou força nas últimas semanas com o título “Imprensa internacional desmascara LULA e divulga poupança de U$ 108 milhões em Luxemburgo, caiu a casa de vez!”, mas não cita nenhum meio de comunicação internacional que teria veiculado a informação. Também não há na imprensa internacional menções a contas bancárias em Luxemburgo vinculadas ao ex-presidente.

Lula é alvo de investigações do Ministério Público Federal no Paraná, em São Paulo e no Distrito Federal, mas nenhuma delas trata do suposto dinheiro depositado em Luxemburgo. A Procuradoria-Geral da República e o Ministério Público Federal nas três unidades federativas disseram que não há investigações em andamento sobre isto.

O projeto Comprova também procurou o Ministério da Justiça, que conta com o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional. Em nota, o órgão afirmou que o departamento, “enquanto Autoridade Central para a Cooperação Jurídica Internacional, não pode se manifestar sobre casos concretos que eventualmente estejam em trâmite”.

A Polícia Federal também não comenta sobre casos que eventualmente estejam sob investigação, mesmo que eles não existam. Ao Comprova, o governo de Luxemburgo disse não ter conhecimento sobre tais alegações [as supostas contas bancárias].

Por meio de nota, a assessoria do ex-presidente afirmou que Lula não possui nenhuma conta no exterior. “Todos os bens e contas do ex-presidente e sua família já foram devassados pela Operação Lava Jato.”

A versão mais antiga sobre a suposta fortuna de Lula foi publicada no dia 1º de outubro de 2016 pelo blog “SOFÁ ‘DI’ POBRE”. O Comprova entrou em contato com o autor da página, mas ainda não obteve resposta. Republicada em 4 de agosto pelo site “SeDeusQuiser.net”, a informação foi difundida na rede por páginas e grupos do Facebook, como “Pelo Amor de Deus”, “Somos Todos Sérgio Moro” e “Grupo Olavo de Carvalho” e alcançou mais de 10 mil interações. Nenhum dos sites apresentou nenhuma fonte que comprove a veracidade da informação.

Em 2016, o site Boatos.org já havia verificado a suposta informação, também sem encontrar evidências, de que o ex-presidente era dono de uma conta de 108 milhões, nesse caso em reais, em Luxemburgo.

Agora o material foi checado pelo PROJETO COMPROVA, em parceria com “Poder360”, “Jornal do Comércio”, “Nexo”, “O Povo” e UOL. 


LOGO FOOTER ET URBS MAGNA

NAS REDES SOCIAIS


whatsapp  Receba nossas atualizações no WhatsApp
YouTube-icon-our_icon  
Subscreva Et Urbs Magna no Youtube
facebook pages  Curta Et Urbs Magna no Facebook
facebook groups  Grupo no Facebook PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
twitter icon  Et Urbs Magna no Twitter


 

Anúncios