ONU DIZ QUE BRASIL TEM QUE CUMPRIR DECISÃO E INSISTE: LULA DEVE TER ASSEGURADO SEUS DIREITOS NO TSE

VICE-PRESIDENTE DO COMITÊ DA ONU Disse Que O Brasil Tem Por Obrigação O Cumprimento da Decisão Sobre A Candidatura De Lula


whatsapp  Receba nossas atualizações direto no WhatsApp


Trata-se de uma “medida urgente” que deve ter efeito imediato.

DO UOL: Vice-presidente do Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), a americana Sarah Cleveland afirmou ao UOL nesta sexta-feira (17) que o Brasil tem “a obrigação legal” de cumprir a recomendação do órgão para permitir a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto nas eleições desse ano.

Segundo a integrante do órgão internacional, que é professora de direito da Universidade de Columbia, em Nova York, trata-se de uma “medida urgente” que deve ter efeito imediato.

“O comitê não é uma Corte. Então essa não é uma ordem judicial. Mas o Brasil é um signatário de tratados, e a posição do comitê é que o Brasil tem obrigação legal de cumprir o pedido do comitê”, disse Sarah, em entrevista por telefone.

“Em outras palavras, o Brasil é legalmente obrigado a acatar”, acrescentou a jurista. Caso não cumpra o requerimento, explicou Cleveland, o Estado brasileiro estaria “violando” as suas obrigações legais sob o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, cuja implementação é monitorada pelo comitê.

Ela explicou que o órgão, em si, não tem mecanismos para garantir o cumprimento de medidas [“enforcement mechanism”, em inglês] ou impor sanções, mas tem a capacidade de concluir que o Brasil violou suas obrigações.

“E, dependendo do sistema legal doméstico, pode estar disponível para Lula entrar com recursos nas cortes brasileiras”, afirmou a professora, explicando em seguida que não poderia entrar em detalhes sobre as leis locais. Em suma, disse ela, ao comitê cabe apenas emitir as medidas, e ao Brasil, cumpri-las.


LOGO FOOTER ET URBS MAGNA

NAS REDES SOCIAIS


whatsapp  Receba nossas atualizações no WhatsApp
YouTube-icon-our_icon  
Subscreva Et Urbs Magna no Youtube
facebook pages  Curta Et Urbs Magna no Facebook
facebook groups  Grupo no Facebook PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
twitter icon  Et Urbs Magna no Twitter


 

Anúncios

Comments

  1. […] Fonte: ONU DIZ QUE BRASIL TEM QUE CUMPRIR DECISÃO E INSISTE: LULA DEVE TER ASSEGURADO SEUS DIREITOS NO TSE […]

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.