COLÔMBIA RETIRA-SE DA UNASUL E APOIA OS EUA CONTRA A VENEZUELA

ECONOMIA EUA MUNDO NOTÍCIAS POLÍTICA

“A Colômbia tomou ‘a decisão política’ hoje (10) de retirar-se da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), considerada pelo novo presidente do país, Iván Duque, como cúmplice da ditadura venezuelana”

A afirmação foi dada pelo novo chanceler da Colômbia, Carlos Holmes Trujillo (foto), durante conferência no Palacio de San Carlos, em Bogotá – 10/08/2018 (John Vizcaino/AFP)


whatsapp  Receba nossas atualizações direto no WhatsApp


A Colômbia tomou  “a decisão política” hoje (10) de retirar-se da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), considerada pelo novo presidente do país,  Iván Duque, como  “cúmplice da ditadura venezuelana”. A decisão causa preocupação no governo brasileiro, que defende a reforma do organismo regional para adaptá-lo a uma atuação mais pragmática em questões que afetam mais de um país da América do Sul.

“Estamos em processo de consultas com outros países que, aparentemente, desejam tomar o mesmo rumo. Caso haja uma decisão similar por parte desses Estados, atuaremos em conjunto”, declarou o ministro de Relações Exteriores, Carlos Holmes Trujillo.

A Unasul tornou-se inerte desde o início de 2017, quando a Venezuela e outros três aliados vetaram a indicação de Buenos Aires do ex-senador e ex-governador José Octávio Bordón como secretário-geral da instituição. Em abril deste ano, em represália, o Brasil, a Colômbia, a Argentina, o Chile, o Paraguai e o Peru suspenderam suas participações no bloco.

As reuniões anuais de líderes de seus 12 membros estão suspensas desde 2017. Todos os seus mecanismos estão inertes. Mas sede de 44 milhões de dólares da Unasul, construída em Quito, Equador, continua a gerar despesas para seus sócios.


LOGO FOOTER ET URBS MAGNA

NAS REDES SOCIAIS


whatsapp  Receba nossas atualizações no WhatsApp
YouTube-icon-our_icon  
Subscreva Et Urbs Magna no Youtube
facebook pages  Curta Et Urbs Magna no Facebook
facebook groups  Grupo no Facebook PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
twitter icon  Et Urbs Magna no Twitter


 

Anúncios

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.