IBOPE: 59% JOGARÁ FORA O PODER DE DECIDIR AS ELEIÇÕES, O QUE APAVORA A DIREITA E COLOCA O PT NA ZONA DE CONFORTO

59% dos brasileiros não sabem em quem irão votar ou anularão o voto

Considerando as respostas espontâneas, este é o maior percentual nas últimas cinco eleições, segundo pesquisa CNI/Ibope; só 27% do eleitorado está convicto


whatsapp  Receba nossas atualizações direto no WhatsApp


Levantamento feito pelo Ibope para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 59% dos eleitores não sabem em quem votar ou anularão seu voto nas eleições deste ano. Questionados sobre qual candidato pode receber seu voto, sem apresentar uma lista pré-determinada de candidatos, 31% dos entrevistados disseram que vão votar em branco e 28% não souberam ou não quiseram responder à pergunta. Este é o maior percentual detectado pelo instituto nas últimas cinco eleições, considerando as respostas espontâneas.

Outro dado revelado pela pesquisa é o de que apenas 27% dos eleitores estão convictos de sua escolha. O levantamento ouviu 2 mil pessoas entre os dias 21 e 24 de junho, e os dados sobre intenção de voto foram divulgados no dia 28 de junho – as informações reveladas nesta quinta-feira são um detalhamento do material.

Dentro do universo dos indecisos, 84% dos eleitores afirmam que irão se informar por meio dos veículos tradicionais de imprensa e 26% dizem que irão utilizar as redes sociais – neste caso, era possível apresentar mais de uma opção como fonte de informação. Apenas 5% dos brasileiros disseram que vão utilizar as redes sociais como única fonte.

Segundo o levantamento, entre aqueles que utilizam as redes sociais para se inteirar das eleições, 25% disseram que raramente ou nunca verificam a veracidade das informações recebidas. Outros 46% declararam que sempre verificam e 29% relataram que verificam às vezes.

Além da imprensa e redes sociais, os eleitores também apontaram como fontes de informações as conversas com parentes e amigos (10%), reuniões na igreja (3%), na associação de moradores (3%) e em sindicatos/associações profissionais (2%). Apenas 6% dos eleitores disseram que vão se informar pela propaganda eleitoral.


O PT pode ser o grande beneficiário do “não voto” nas eleições de outubro. Lula lidera a corrida presidencial em todas as pesquisas sérias. Jair Bolsonaro, o segundo colocado, com média de 15% tem o número de brancos e nulos mais do que dobram em cima do ex-capitão do Exército.

Mesmo que seja impedido, Lula tem condições de transferir os votos para uma candidatura orgânica do PT. Neste cenário, um “poste” de Lula chegaria ao segundo turno com reais chances de vencer.

Lula tem capacidade de transferir 34% dos votos para alguém indicado por ele.


LOGO FOOTER ET URBS MAGNA

NAS REDES SOCIAIS


whatsapp  Receba nossas atualizações no WhatsApp
YouTube-icon-our_icon  
Subscreva Et Urbs Magna no Youtube
facebook pages  Curta Et Urbs Magna no Facebook
facebook groups  Grupo no Facebook PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
twitter icon  Et Urbs Magna no Twitter


 

Anúncios

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.