FUX GARANTE QUE LULA PODE SER CANDIDATO, MAS TEXTO FOI PUBLICADO EM 2016

1 de agosto de 2018 0 Por Redação Urbs Magna
FUX GARANTE QUE LULA PODE SER CANDIDATO, MAS TEXTO FOI PUBLICADO EM 2016

FUX GARANTE EM TEXTO DE LIVRO QUE LULA PODE SER CANDIDATO


whatsapp  Receba nossas atualizações direto no WhatsApp


Tendência é que o Ministro reconheça sua elegibilidade: “…sempre que houver possibilidade do candidato reverter a inelegibilidade, a Lei garante que “prossiga na corrida eleitoral…”


O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luiz Fux, já escreveu em livro publicado em 2016 onde diz que sempre que houver possibilidade do candidato reverter a inelegibilidade, a Lei garante que “prossiga na corrida eleitoral” (Novos Paradigmas do Direito Eleitoral. Belo Horizonte, Fórum, 2016).

O texto onde Fux escreve isso saiu faz menos de 2 anos. Como Lula não foi condenado em última instância e cabe recurso do seu processo no Superior Tribunal de Justiça (STJ), há sim, possibilidade dele reverter a condenação e portanto a inelegibilidade. A mera possibilidade disso, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, permite a candidatura.

Por isso que a fala de hoje do ministro sobre candidatos “em situação definitiva” não poderem concorrer não se aplica a Lula. Nem o Ministério Público sustenta o caráter definitivo da inelegibilidade de Lula. A Lei da Ficha Limpa prevê a possibilidade de suspensão da inelegibilidade no seu artigo 26-C, como reconheceu também o ministro Edson Fachin. A inelegibilidade de Lula só será definitiva após seu caso ser julgado em última instância.

O Tribunal Superior Eleitoral tem decidido até hoje que negar candidatura por causa de uma condenação não definitiva pode ser revertida em instâncias superiores significaria “grave violação a soberania popular”. Fux tem dezenas de decisões nesse sentido para outros candidatos.  Se continuar decidindo conforme tem feito até hoje Fux irá reconhecer que Lula pode sim ser candidato à presidência da República.


LOGO FOOTER ET URBS MAGNA

NAS REDES SOCIAIS


whatsapp  Receba nossas atualizações no WhatsApp
YouTube-icon-our_icon  
Subscreva Et Urbs Magna no Youtube
facebook pages  Curta Et Urbs Magna no Facebook
facebook groups  Grupo no Facebook PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
twitter icon  Et Urbs Magna no Twitter


 

Anúncios