ONDE ESTÁ O MINISTRO DAS MINAS E ENERGIA, MOREIRA FRANCO, EM PLENA CRISE DA PETROBRAS E OUTRAS?

Braço direito do presidente Michel Temer, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, desapareceu durante a crise que envolve a greve dos caminhoneiros e a Petrobras, empresa estatal vinculada ao seu ministério. Desde que teve início a paralisação do setor de transportes, Franco optou pelo silêncio, ficando a cargo dos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, ou da Fazenda, Eduardo Guardia, falar publicamente sobre o assunto.

Ontem, na cerimônia em que transmitiu para Ronaldo Fonseca o cargo de ministro chefe da Secretaria-Geral, que ocupava antes de migrar para o Ministério d Minas e Energia, Moreira nem fez discurso. Após a brevíssima cerimônia, da qual participaram mais autoridades religiosas do que políticas, o ministro recusou-se a falar com os jornalistas.
Várias são as justificativas que assessores do Planalto e do Ministério apresentam para o sumiço do ministro. Uma delas é a de que a greve se dá no setor de transportes, com caminhoneiros na liderança, por isso, então, não caberia a ele falar sobre o assunto. Esquece-se o assessor que o principal item da pauta é a alta diária do preço do diesel, fruto da política praticada pela Petrobras.

Outro diz que o ministro está focado no processo da privatização da Eletrobrás. Outro assessor afirma, ainda, que ele atua intensamente, mas nos bastidores, fazendo a articulação entre o movimento grevista e o governo.

Hoje, não haverá jeito: Moreira Franco terá que aparecer na comissão geral marcada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para prestar esclarecimentos sobre os aumentos sucessivos no preço dos combustíveis. Ele poderá não comparecer porque não foi convocado, e sim, convidado para falar. Mas se não for, já está aprovado o requerimento de convocação para depor na Comissão de Defesa do Consumidor da Casa.

“O ministro não pode fugir ao fato de que a sua pasta é responsável pela política praticada no preço dos combustíveis. A crise se dá na sua pasta. Ele precisa dar uma satisfação, esclarecer a sociedade brasileira sobre as medidas que o governo pretende tomar”, diz o deputado José Stédile (PSB-RS), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara. A convocação do ministro na comissão estava marcada para hoje, mas em acordo com o presidente da Casa, Rodrigo Maia, a audiência foi cancelada. “Esperamos que as explicações que o ministro traga sejam suficientes para entendermos que mudanças serão feitas na política, para que, sem prejudicar a Petrobras, o consumidor seja beneficiado. Caso os integrantes da comissão não se satisfaçam, faremos a convocação”, completa Stédile.

O requerimento de convocação foi aprovado por unanimidade na última quarta-feira pela comissão. Embora haja uma questão de ordem apresentada pelo vice-líder do governo, deputado Valtenir Pereira (BOA-MT), Stédile assegura que a convocação valerá. Até mesmo os parlamentares da base aliada do governo foram favoráveis a que houvesse a convocação, e não convite ao ministro. “Há uma manobra absurda para blindar o ministro Moreira Franco”, disse o presidente da CDC, autor do requerimento.
No entendimento dos parlamentares, o governo quer evitar uma superexposição do ministro como vem acontecendo com o presidente da Petrobras, Pedro Parente.

Em uma semana de greve, o ministro só resolveu falar no domingo à noite para o jornal Folha de S. Paulo. Na entrevista publicada ontem, Moreira Franco deixa transparecer tensão em suas respostas. “Não vou responder ao que você está me forçando a responder porque eu não concordo. É a sua opinião. Você tem de respeitar (a minha). Aconteceu o que expliquei e acho que está claro. Agora você está querendo ser meu terapeuta”, disse o ministro em um trecho da entrevista aos jornalistas Leandro Colon e Julio Wiziack. Ao ser perguntado sobre possíveis falhas na comunicação do governo, ele respondeu: “não sou comunicólogo. Não vou fazer avaliações”.

O Urbs Magna🌐 é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e/ou em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.

Subscreva nosso Canal do Youtube e acesse todos os vídeos. Curta nossa Página no Facebook e receba em primeira mão todas as postagens. Entre para o Grupo PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO e acompanhe as propostas para um país mais igualitário. Siga-nos no Twitter.

Urbs Magna 🌐

Anúncios

Comments

  1. #LULALIVRE

    Pobre idiota! Pobre tolo! …Ou, pior ainda, um golpista manipulador de merda!
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/11/18/pobre-idiota-pobre-tolo-ou-pior-ainda-um-golpista-manipulador-de-merda/

    Parece que o senhor está mesmo certo. A direita está tomando conta do mundo mesmo. Está mesmo a se apropriar de tudo e de todos.
    E, parece, que o senhor está gostando disto!
    Pobre idiota! Pobre tolo!
    Ou, por outro lado, um idiotizado coxinha trouxinha manipulado golpista!

    Ou, pior ainda, um golpista manipulador de merda!

    Quem sou eu para aconselhar, em especial se o gosto é seu. O bacanal Brazil está pegando o ânus de todo o povo. Se o senhor for do povo, encoste-se na parede, se é que não gosta!

    “A classe média e o povo gostam é que o dinheiro vá para o bolso dos multimilionários”
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/11/18/a-classe-media-e-o-povo-gostam-e-que-o-dinheiro-va-para-o-bolso-dos-multimilionarios/

    “Quando o governo militar criou várias leis beneficiando os donos de faculdades e universidades, a população se calou. Estes multimilionários usavam este dinheiro, que era para ser público, da forma como queriam. Compravam aviões, faziam festas, distribuíam presentes, etc. Tudo absolutamente normal para a população. A classe pobre e a classe média já está acostumada a que estes multimilionários tenham grandes privilégios.
    Do senhor feudal ao grande latifundiário, todos sempre tiveram privilégios. Quanto mais riqueza mais privilégios. Na minha infância, …”

    É CHEGADA A HORA DA REAÇÃO DO POVO! O BACANAL CHEGOU À SUA PORTA!
    https://gustavohorta.wordpress.com/2016/11/18/e-chegada-a-hora-da-reacao-do-povo-o-bacanal-chegou-a-sua-porta/

    Acabou o pudor onde vergonha já não havia. Agora vale tudo. é o bacanal Brazil! Se não encostar na parede vai levar, pois o ânus é sempre o nosso, do povo brasileiro.
    “É MERDA PRA TODO LADO! SEM PUDOR, SEM ESCRÚPULOS, SEM VERGONHA ALGUMA”
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/11/09/e-merda-pra-todo-lado-sem-pudo-sem-escrupulos-sem-vergonha-alguma/

    “PERDEU-SE O PUDOR NO BACANAL BRAZIL!”
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/11/08/perdeu-se-o-pudor-no-bacanal-brazil/

    “SEM ESCRÚPULOS, SEM PUDOR, SEM JUSTIÇA. JUSTIÇA BRASILEIRA, CADÊ VOCÊ?”
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2015/11/13/sem-escrupulos-sem-pudor-sem-justica-justica-brasileira-cade-voce/

    “Na ânsia de entregar o pré-sal, Temer se reúne com executivo da Shell – É OU NÃO É DE FUDER??? ENTÃO, QUE SE FODAM!!”
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/11/12/na-ansia-de-entregar-o-pre-sal-temer-se-reune-com-executivo-da-shell-e-ou-nao-e-de-fuder-entao-que-se-fodam/

    “BEM VINDOS AO INFERNO. BEM VINDOS AO FUTURO.”
    https://gustavohorta.wordpress.com/2016/11/13/bem-vindos-ao-inferno-bem-vindos-ao-futuro/

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.