GOLPE: CÁRMEN LÚCIA PAUTA DEBATE SOBRE ‘PARLAMENTARISMO SEM CONSULTA POPULAR’

BRASIL ELEIÇÕES 2018 Golpe 2016 Justiça NOTÍCIAS POLÍTICA

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, agendou para dia 20 de junho o debate sobre a possibilidade de mudança de sistema de governo do presidencialismo para o parlamentarismo sem a obrigação da realização de uma consulta popular.

Caso a decisão seja favorável, a mudança poderia ser feita pelo Congresso, através de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). Esse é o sonho de alguns setores políticos que não têm votos suficientes para vencer uma eleição presidencial, como os golpistas de 2016.

A ação está no STF há mais de vinte anos. O Brasil já realizou dois plebiscitos em que parlamentarismo figuraram como opção, mas em ambas oportunidades (1963 e 1993) a proposta foi recusada. A possibilidade de parlamentarismo voltou ao debate após o golpe de 2016 e seria a forma de reduzir os poderes da presidência da república, transferindo-os para a figura do primeiro ministro, a ser escolhido pelo Congresso (parlamento).

O Urbs Magna🌐 é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e/ou em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.

Subscreva nosso Canal do Youtube e acesse todos os vídeos. Curta nossa Página no Facebook e receba em primeira mão todas as postagens. Entre para o Grupo PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO e acompanhe as propostas para um país mais igualitário. Siga-nos no Twitter.

Urbs Magna 🌐 Viomundo

Anúncios

1 thought on “GOLPE: CÁRMEN LÚCIA PAUTA DEBATE SOBRE ‘PARLAMENTARISMO SEM CONSULTA POPULAR’

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.