PRISÃO DE LULA AFETA O MERCADO PROVOCANDO QUEDA DA BOLSA E ALTA DO DÓLAR

A prisão do ex-presidente Lula vai se revelando um mau negócio até para a direita e os neoliberais que fazem de tudo pelo “mercado”. As primeiras reações de euforia com a subida na bolsa e a queda do dólar, deram lugar às incertezas de um país dividido e caótico.

A condenação de Lula foi anunciada pela mídia golpista como um “bom negócio” para o país. Abriria caminho para a eleição de um presidente de centro (leia-se direita); comprometido com os desejos do mercado financeiro.

Mas o cenário deste início de semana é de incerteza, com a profunda divisão do país, além do caos político e jurídico. Na segunda-feira (9), primeiro dia útil após a prisão do ex-presidente, o Ibovespa, principal índice de ações do Brasil, caiu 1,75%. Já o dólar teve alta de 1,57%.

Lula parece ser uma ameaça para o mercado, e sua possível saída disputa presidencial seria desejável para os rentistas. Porém, a direita neoliberal não tem nenhum candidato que empolgue, ou apresente viabilidade eleitoral.

O ilegítimo Temer e seu ex-ministro da recessão, Henrique Meirelles, têm 1% das intenções de voto. O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), teria 7%. Jair Bolsonaro tenta se cacifar como um candidato desse setor, mas não desperta confiança no mercado (sempre ele).

Além do mais, a prisão de Lula ao arrepio da Constituição mergulha o País num abismo de incertezas, impedindo qualquer possibilidade de estabilidade em curto, médio e longo prazo.

As candidaturas do mesmo campo de Lula, Boulos (PSOL) e Manuela D’Ávila (PCdoB), já se comprometeram com a luta pela liberdade e o direito de Lula disputar a eleição. Ciro Gomes (PDT) tenta herdar parte do espólio lulista e, ao mesmo tempo, atrair eleitores de centro; emitindo sinais confusos tanto para a esquerda como para a direita. O que resta, enfim, é a fragmentação.

Resumindo, se Lula na disputa representava uma ameaça aos interesses neoliberais; retirado de forma golpista, figura como um fantasma assombrando qualquer um que ouse avançar sobre seu legado.

Com informações do Portal Vermelho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s