STF PODE PASSAR POR HABEAS CORPUS DE LULA SEM NADA DECIDIR

1 de abril de 2018 1 Por Redação Urbs Magna
STF PODE PASSAR POR HABEAS CORPUS DE LULA SEM NADA DECIDIR

Ao menos quatro integrantes do Supremo já admitem que o ideal seria votar as ações que questionam o mérito da regra geral no dia 4 de abril, antes do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula. Uma decisão sobre réus sem rosto, dizem, diminuiria a exposição do tribunal.

Ministros favoráveis à tese afirmam que o próprio relator do habeas corpus de Lula, Edson Fachin, sugeriu em despacho que as ações fossem apreciadas antes do caso concreto. “Como é notório, pende de julgamento o mérito das ADCs 43 e 44, cujo tema precede, abarca e coincide com a matéria de fundo”, ele escreveu.

Qualquer ministro pode pedir vistas do processo e mantê-lo parado até que a Corte vote o princípio da prisão em segunda instância. Se alguns ministros temem a reação da opinião pública caso Lula não seja preso, outros ministros temem que a prisão dele crie uma convulsão social. Mas não é só.

A prisão de Lula colocará pressão extrema no Judiciário para começar a prender todos os tucanos e emedebês que deixou impunes até agora. E os que exigem a prisão de Lula são totalmente contrários à prisão de outros acusados de crimes, ainda que não digam isso publicamente.

Subscreva nosso Canal do Youtube e tenha acesso a todos os vídeos. Curta nossa Página no Facebook e receba em primeira mão todas as postagens. Entre para o Grupo PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO e acompanhe as propostas para um país mais igualitário.

Urbs Magna via Click Política e blog da cidadania

Anúncios