TRUMP OFICIALIZA TARIFAS DE IMPORTAÇÃO DO ALUMÍNIO E AÇO

ECONOMIA EUA MUNDO NOTÍCIAS

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou oficialmente a imposição de tarifas sobre as importações de aço e alumínio na quinta-feira, cercado por representantes e trabalhadores da indústria siderúrgica.

No momento, o Canadá e o México estarão isentos dessas taxas, que receberam rejeição dentro e fora do território dos EUA desde que foram anunciadas pelo presidente há uma semana.

De acordo com o líder republicano, que foi acompanhado na Casa Branca pelo vice-presidente do país, Mike Pence, e os secretários do Comércio, Wilbur Ross e do Tesouro, Steven Mnuchin, essas ações foram retiradas da necessidade.

O aço e o alumínio são vitais para a segurança nacional, disse Trump, também cercado por representantes e trabalhadores da indústria siderúrgica.

Ele ressaltou que as tarifas não entrarão em vigor pelo menos durante os próximos 15 dias, e outros países serão avaliados para descobrir quais tratam os Estados Unidos de forma justa e injusta.

Trump explicou que as isenções para o México e o Canadá são devidas à sua associação com os Estados Unidos no Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), um pacto em vigor desde 1994 que está em renegociação.

Se chegarmos a um acordo sobre o NAFTA, não haverá tarifas para o Canadá e o México, reiterou.

Os três países completaram a sua sétima rodada de renegociação da iniciativa no início desta semana e ainda há muitas questões pendentes a esse respeito.

“Nós profundamente deploramos o anúncio de Trump sobre as tarifas. A UE não quer uma guerra comercial, mas não aceitamos esse comportamento agressivo dos Estados Unidos sem reagir “, disse o presidente do grupo Ppe (Partido Popular Europeu) no Parlamento Europeu, o alemão Manfred Weber, em um tweet.

“A Europa deve ser clara e firme em sua resposta aos Estados Unidos”, continuou Weber em um segundo tweet.

“Devemos estar calmos e agir de forma racional. A Europa acredita em parcerias e construção de pontes. Igualdade e livre comércio entre nossas economias em benefício das pessoas “, concluiu Weber.

Subscreva nosso Canal do Youtube e tenha acesso a todos os vídeos. Curta nossa Página no Facebook e receba em primeira mão todas as postagens. Entre para o Grupo PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO e acompanhe as propostas para um país mais igualitário.

(Com informações da Prensa Latina / ANSA)

Anúncios

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.