Tensão: ex-secretário de Estado não curtiu atitude de Trump com o Irã

internacional
É muito provável que, diante da crise desencadeada, os EUA queiram limpar a barra com o país asiático

Washington, 14 de outubro (Sputnik). – A decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o acordo nuclear iraniano, põe em perigo os interesses de segurança do país e seus aliados, disse o ex-secretário de Estado, John Kerry. “A decisão do presidente de Trump é perigosa, ele cria uma crise internacional, a decisão põe em perigo os interesses dos Estados Unidos em segurança nacional e os interesses de seus aliados mais próximos”, disse Kerry em um comunicado no Twitter.

Ele também chamou a decisão de Trump de “um abandono imprudente dos fatos em favor de seu ego”. O ex-secretário de Estado dos EUA, que participou do trabalho no acordo nuclear iraniano, disse que não entende por que Trump não pode reconhecer que o Irã está cumprindo seus compromissos no pacto, enquanto os aliados dos EUA, a Organização Internacional de Atomic Energy, e vários membros da administração Trump acreditam o contrário.

“Quaisquer que sejam os motivos, a realidade é que minando a estabilidade do acordo, o presidente enfraquece nossa posição, nos distanciou dos aliados, reforça a posição dos conservadores iranianos, complica a crise norte-coreana e corre o risco de se aproximar de um conflito militar” Kerry disse.

Trump disse sexta-feira em um discurso que seu governo resolveu não certificar que Teerã está cumprindo com o Plano Conjunto Integrado de Ação adotado em 2015 para garantir que o desenvolvimento nuclear do Irã não inclua compras de armas. Ele disse que procuraria que o congresso de seu país corrija as “falhas” no acordo nuclear com o Irã e avisou que, se isso não fosse alcançado, o pacto seria “cancelado”. (Sputnik)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: