O Brasil jamais se livrará de Lula

“Não há muita gente disposta a se sacrificar pelo que é certo, e muito menos gente que irá proteger e respeitar a humanidade de outros. Para esses, tirando comida e água não é necessário dignidade para sobreviver.”

A frase é atribuida duvidosamente a Saitou Hajime, um samurai japonês que morreu aos 71 anos de idade em 1915 tendo sobrevivido a inúmeras guerras e se tornado muito popular por sua técnica favorita, a Gatotsu, apresentada em uma série fictícia da atualidade em mangá e anime.

Entretanto, essa mesma frase poderia definir o teor do que vai no pensamento coletivo cotidiano, em se tratando da política em nosso querido Brasil. E sou convicto ao afirmar que se saísse da boca de Lula seria fundida à sua própria imagem e sua autoria seria atribuída a ele, precursor do lulismo, durante uma campanha qualquer ou pelas muitas passagens de sua caravana.

Os resultados das pesquisas do Datafolha que revelaram sua ascensão não podem ser atribuídos somente aos pobres e às classes menos favorecidas. É impossível que nessa imensidão de país não haja sensatez onde há prosperidade. Reluto em aceitar que parte do povo brasileiro tenha perdido elementos valiosos de seu caráter ao serem orientados por políticos neoliberais. Os números dessa generalização só pode estar sendo muito bem orientados por interesses conhecidos por todos nós.

Eles sonham até em retirar as fotografias dos petistas da galeria oficial de todos os presidentes, localizado no Palácio do Planalto.  E o fariam se pudessem. Mas isso não resolveria. Antes, teriam que desintegrar a imagem do homem que mudou para sempre a História do Brasil. Pois Lula se tornou uma filosofia, exatamente como ele próprio afirmou esta semana: 

“O Lula não é o Lula. O Lula é uma ideia. O Lula é uma ideia assumida por milhões de pessoas. E eles não sabem que o Lula já renasceu em milhões de mulheres e homens.”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: