Reitor quer homenagear LULA com Honoris Causa e é ameaçado de morte

Eleições 2018 Lula POLÍTICA

Na Universidade Estadual de Alagoas, o reitor Jairo José Campos da Costa pediu proteção ao estado e vai manter a homenagem ao ex-presidente em cerimônia prevista para agosto

29/07/2017 01h40

honoris causa.jpg
Em março de 2011, Lula recebeu título de Doutor Honoris Causa na Universidade de Coimbra, em Portugal

São Paulo – Além de cortes e orçamentos congelados, os reitores das universidades brasileiras têm de enfrentar posturas políticas relativas ao cumprimento de suas missões institucionais, muitas delas fraudadas no ódio e contra a integridade e dignidade humana. O lamento é do reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo José Campos da Costa. Na quarta-feira (26), um telefonema recebido na instituição o surpreendeu com ameaça de morte caso conceda ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o título de Doutor Honoris Causa.

“A ligação, no telefone fixo da instituição, ameaçatória, destinada a mim, afirmava que eu seria um homem morto no primeiro dia após a concessão do título a Lula, prevista para o mês de agosto”, escreveu o reitor em nota.

Segundo Costa, a homenagem ao ex-presidente foi aprovada democraticamente no Conselho Superior, por unanimidade, respeitando todas as normas regimentais da universidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial de Alagoas ainda em 2012.

O reitor, que registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil em Arapiraca, pediu o rastreamento da ligação para identificar o autor da ameaça e comunicou o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB). O reitor afirmou esperar “seguir o curso da vida e de minha missão concedida pela maioria da comunidade acadêmica da Uneal”.

As universidades de Coimbra, em Portugal, de Salamanca, na Espanha, a Federal do ABC (UFABC) e a de Aquino, na Bolívia, também concederam títulos de Doutor Honoris Causa a Lula.

fonte: redebrasilatual

Anúncios

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.