E agora, Taís, como lidar com o racismo?

tais2Apesar de ser crime, o racismo segue público e impune.

Desta vez, Taís Araújo é a vítima do racismo nas redes sociais. Antes dela, Maria Júlia Coutinho, mais conhecida como Majú, a apresentadora do tempo  no Jornal Nacional, sofreu com isso.

02/11/2015 – 21h15facebook-redondotwitter-redondogoogle+

Esta bela senhora é a esposa de Lázaro Ramos. Se chama Taís Bianca Gama de Araújo Ramos, é atriz, modelo e apresentadora de TV. Ficou conhecida do público em 1996 na novela Xica da Silva, na Rede Manchete. De lá para cá, seu talento e beleza garantiram lugar na cultura nacional. Mas, a exemplo do que ocorre atualmente na política do Brasil, as pessoas andam atacando as outras sem motivo aparente. Simplesmente porque não vai com a cara; sabe-se lá o real motivo; apenas por maldade? Ou porque nessa bagunça brasileira que aí está agora vale tudo?

Pois o perfil social no Facebook desta linda e talentosa mulher foi atacado e vandalizado com ofensas discriminatórias raciais pesadíssimas (vide imagem). Vandalizar, segundo um dicionário online, significa ato ou efeito de produzir estrago ou destruição de monumentos ou quaisquer bens públicos ou particulares, de atacar coisas belas ou valiosas, com o propósito de arruiná-las. Isso! Mas para quê? E o pior ainda é que tem
muita gente curtiu os comentários de quem os postou. Isso significa que a coisa é pior ainda do que se imagina.
Significa que o racismo, mesmo sendo crime, está presente em nossa sociedade e, ainda que de uma forma minoritária, pode deixar prejuízos morais  descabidos. Isso me deixou pensativo sobre uma questão: FACEBOOK TAISpodemos ter uma ou mais pessoas racistas em nossas redes de amigos sem saber. A exemplo do que aconteceu com Taís, quando foi possível visualizá-los como os autores das mensagens ou na lista de quem deu os likes, podemos também observar o que nossos amigos andam curtindo ou postando. Eu ficaria muito decepcionado em saber que tenho um amigo assim. Seria mesmo capaz de excluí-lo na hora. Mas isso é outra história.
Na verdade tenho uma dúvida bem grande: por que as autoridades, e nem mesmo o próprio Facebook, não penaliza estas pessoas? O quê é preciso acontecer para que a lei seja lembrada?

LOGO NOVO URBSMAGNA100

 CURTIR PÁGINA NO FACEBOOK

Anúncios

Sobre dibarbosa

O autor estudou Letras, Língua Portuguesa, Latim, Grego, Espanhol, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gestão da Informação na Universidade Federal do Paraná e Geografia no Setor de Ciências da Terra do Centro Politécnico da UFPR. Conhece os Estados de Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Bahia, passagens geográficas que influenciaram decisivamente em sua formação cultural levando-se em conta a grande diversidade étnica brasileira, o que também teve um papel fundamental na consolidação de sua sensibilidade literária. É autor de três livros intitulados "A Urbs Magna", "Teu Olho Direito É Meu" e "Kiosk 25", todos sob o codinome Dino Barsa, além de dezenas de poemas e outros pequenos projetos ainda em construção. Tem a música como hobby e, sendo instrumentista desde o início da adolescência, raramente passa o tempo sem seus instrumentos preferidos: a gaita de boca e o violão. Ainda, é adepto da alimentação com base nos superalimentos em associação com atividades físicas. Tem como costume a prática da empatia como forma de enxergar melhor o vasto mundo em que vivemos. Todos são bem-vindos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s