Salve os Doutores Cosme & Damião

24 de setembro de 2015 0 Por Redação Urbs Magna
Salve os Doutores Cosme & Damião

atualizado em 27set17 17:00GMT

Discriminados pela ignorância crescente do povo do Brasil, os dois santos que alegravam as crianças de Norte a Sul vão sendo esquecidos e apagados da memória da cultura nacional.

Cosmas_and_DamianAinda me impressiona a quantidade de barreiras que o ser humano é capaz de inventar para a vida…a quantidade de preconceitos que cria para um mundo que já não tem mais espaço para isso. Um mundo que já respira por aparelhos, mas que ainda luta contra a intolerância.

A polêmica da semana é o dia de São Cosme e São Damião. Para mim, particularmente, é uma semana que já cheira a alegria e felicidade. Tristeza foi crescer e não poder mais estar de porta em porta buscando doces, estar com os amigos correndo. Hoje estou do outro lado dos muros, ensacando e distribuindo minha gratidão em forma de doces.

A cultura de São Cosme e São Damião se originou da caridade, da bondade de dois jovens meninos, prodígios, médicos e cristãos, sim, religiosos, que dedicaram suas vidas a curar os mais pobres. Os doces eram sua marca, foi a forma que eles encontraram de acalmar as crianças que precisavam ser medicadas…Muitos pediatras ainda fazem isso..

Sendo eles um exemplo a ser seguido, em sua homenagem e lembrança, lembrança de amor, foi criado o hábito da distribuição de doces. Por isso, com o livre arbítrio dado por Deus mais a liberdade garantida constitucionalmente pelo Estado, ninguém é obrigado a gostar ou mesmo aceitar os doces, mas também não é necessário viver na ignorância e propagando discurso de ódio.

Eu e meus amigos sempre pegamos doces e nenhum de nós morreu envenenado ou enfeitiçado pelos demônios que são pintados com base em um fundamentalismo pavoroso. O único demônio que existe na história de São Cosme e São Damião é a intolerância somada a ignorância e muitas vezes a esperteza de quem lucra com esse preconceito.

Nos lembremos que a língua é o chicote do homem, então antes de falar, de levantar bandeira, fuja da ignorância que cega aos olhos e a mente. São Cosme e São Damião são inspiração de caridade, igualdade, carinho e fé. Não manchemos a sua história.

Fonte: facebook

 
Anúncios