FIM DA LÂMPADA INCANDESCENTE DE 60 WATTS ECONOMIZARÁ UMA FORTUNA AO PAÍS

A lâmpada incandescente de 60 Watts comecou a ser retirada do mercado brasileiro a partir de l30 de junho de 2014, data em que sua produção e importação tiveram seu fim graças a uma novidade na legislação que estabelece novos níveis mínimos para uma maior eficiência energética.

Na prática, isso condena todas as lâmpadas incandescentes a virarem peças de museu uma vez que os novos modelos de fluorescentes compactos atendem totalmente às exigências de um plano elaborado pelo Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética (CGIEE) coordenado pelos ministérios de Minas e Energia; Ciência, Tecnologia e Inovação; e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A substituição das incandescentes foi um processo gradativo e o comércio teve  prazo de um ano para encerrar de vez a venda das lâmpadas de 60 Watts. Em junho de 2017 todas as lâmpadas incandescentes com qualquer potência saíram do mercado, a não ser que se adequem ao padrão de eficiência energética exigido. As incandescentes de 150 e 200 watts já deixaram de ser produzidas e importadas no Brasil em 2012 e agora chegou a vez da de 60 Watts. Estas lâmpadas são mais populares entre os brasileiros e estão presentes em 70% das casas do Brasil. Segundo estimativas do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), se todas as lâmpadas incandescentes em uso no setor residencial fossem substituídas simultaneamente por lâmpadas fluorescentes compactas, a economia resultante seria de aproximadamente 5,5 bilhões de kWh por ano, o que equivale ao consumo anual de todo o Distrito Federal, onde vivem 2,5 milhões de habitantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: