Menina Múmia abre e fecha os olhos após quase 100 anos

2

Rosália Lombardo abre e fecha os olhos todos os dias, mesmo mumificada, e as pessoas acham que ela é uma santa.

000A menina siciliana de dois anos de idade, que faleceu em 1920 vítima de pneumonia, teve seu corpo embalsamado a pedido de seu pai. Hoje, ela abre e fecha os olhos todos os dias, Por este motivo muitos fiéis a consideram uma santa e, movidos pela crença em algum poder miraculoso, frequentemente peregrinam para as Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo onde seu corpo está exposto dentro de um caixão de vidro.

Ela é conhecida como “A Bela Adormecida” devido à sua grande beleza preservada por longos anos, graças à qualidade da técnica utilizada para o embalsamamento da jovem, dando a impressão que está apenas cochilando. O embalsamador foi Alfredo Salafia, um taxidermista siciliano que faleceu 13 anos depois da realização de sua obra. Décadas depois, parentes do químico foram contactados e um livro de memórias escrito a próprio punho foi descoberto. Nele, Salafia relata a fórmula secreta injetada no corpo de Rosália: Formol, Sais de Zinco, Álcool Salicílico Ácido e Glicerina. A Formalina, é uma mistura de formaldeído e água que mata bactérias. Salafia foi um dos primeiros a usar isso para embalsamar corpos. O álcool, juntamente com as condições áridas nas catacumbas, teria secado o corpo de Rosália permitindo-lhe a mumificação. A Glicerina teria evitado que seu corpo secasse demais e o ácido salicílico teria impedido o crescimento de fungos.
Mas foram os sais de zinco, de acordo a Sociedade Americana de Embalsamadores, os responsáveis ​​pela surpreendente preservação. 090126-sicilly-mummy_bigO zinco, que não é mais utilizado por embalsamadores dos Estados Unidos, petrificou o corpo de Rosália. Segundo eles, Alfredo Salafia, em sua criação, elevou o embalsamamento ao seu mais alto nível. Mas como explicar o abrir e fechar de olhos do bebê Rosália Lombardo?

A velocidade com que os olhos da bela mumiazinha se abrem e se fecham não é a mesma da imagem acima. Nela, quatro fotografias capturadas em horários diferentes foram dispostas sequencialmente de modo a causar este efeito. Durante a noite os olhos se mantém fechados e apenas se abrem durante o dia, lentamente, em um ciclo de 24 horas. E a ciência já arranjou uma explicação para o fenômeno. Segundo técnicos, os flashes das câmeras de repórteres, turistas, curiosos e peregrinos causam uma fotodecomposição no corpo petrificado que, aliado à oscilação da umidade, acarretam na contração e retração periódica da área em torno dos olhos de Rosália, os quais abrem-se e fecham-se lentamente como uma flor em contato com os raios de sol. Os cabelos, cílios, sobrancelhas e demais pelos do corpo se tornaram loiros também devido aos efeitos da umidade.

fonte: NatGeo

8cc06aa947846dfc7071449392971fb5Copyright © 2014 UrbsMagna

Anúncios

2 comentários sobre “Menina Múmia abre e fecha os olhos após quase 100 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s