Baía de Guanabara tem águas mais sujas da Terra

Favela à Beira da Bahia de Guanabara – 1972 / Créditos: Ray Langsten – PANORAMIO

Mais uma para a série VERGONHA DE SER BRASILEIRO: Um velejador da Áustria, que veio ao Rio de Janeiro se preparar para os Jogos Olímpicos de 2016, disse que era o lugar mais sujo que já tinha treinado. Ele viu, nas águas da Baía de Guanabara, desde pneus de carro a colchões, inclusive carcaças de cães e até mesmo cadáveres humanos. E a água era tão fétida, devido ao esgoto recebido das favelas ao redor, que o desportista teve medo de colocar seus pés nela para puxar seu barco para a terra.

rio2016-pt-brA notícia foi publicada no The New York Times e retrata a indignação do mundo com a falta de infraestrutura de um país que já enfrenta problemas para a realização da Copa do Mundo e que agora começa a ser indagado acerca das Olimpíadas de 2016. Provas de barco a vela e windsurf serão realizadas na Baía de Guanabara. Representantes do Comitê Olímpico Internacional disseram que os preparativos da cidade são os piores já vistos pois o Complexo Esportivo de Deodoro, que será o segundo local mais importante das Olimpíadas Rio 2016,  sequer saiu do papel. Mais uma vez, a mídia internacional menciona a corrupção da politicada brasileira que vai seguindo na impunidade e, o que é pior, colocando todo o Brasil em uma cronologia ultrapassada e com atrasos de desenvolvimento escandalosos, uma vez que todos os esforços bem financiados para limpeza da Baía foram minados pela má gestão. Estima-se que apenas 10 por cento do lixo que cai na Baía de Guanabara seja coletado. Além disso, os próprios gestores municipais, estaduais e federais não exibem uma postura consensual e mantêm o impasse sobre quem deve pagar por determinados projetos olímpicos. A preparação para os Jogos Olímpicos de 2016 pode ser ainda mais difícil do que está sendo a Copa de 2014. Autoridades brasileiras disseram que poderiam remodelar o palco dos Jogos Pan-Americanos de 2007 a baixo custo. Mas agora o Rio planeja construir uma nova estrutura que custa 10 vezes mais do que a original. Caramba! De novo não! Nós já vimos essa novela. Somos obrigados a concordar que só mudam os personagens.

compartilhar no facebook

Anúncios

Sobre dibarbosa

O autor estudou Letras, Língua Portuguesa, Latim, Grego, Espanhol, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gestão da Informação na Universidade Federal do Paraná e Geografia no Setor de Ciências da Terra do Centro Politécnico da UFPR. Conhece os Estados de Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Bahia, passagens geográficas que influenciaram decisivamente em sua formação cultural levando-se em conta a grande diversidade étnica brasileira, o que também teve um papel fundamental na consolidação de sua sensibilidade literária. É autor de três livros intitulados "A Urbs Magna", "Teu Olho Direito É Meu" e "Kiosk 25", todos sob o codinome Dino Barsa, além de dezenas de poemas e outros pequenos projetos ainda em construção. Tem a música como hobby e, sendo instrumentista desde o início da adolescência, raramente passa o tempo sem seus instrumentos preferidos: a gaita de boca e o violão. Ainda, é adepto da alimentação com base nos superalimentos em associação com atividades físicas. Tem como costume a prática da empatia como forma de enxergar melhor o vasto mundo em que vivemos. Todos são bem-vindos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s