8 transtornos causados pelo uso da internet e celular

transtornos

Os “tempos modernos” são acompanhados por uma renovação tecnológica constante, e isso acarreta em distúrbios que afetam a saúde das pessoas, mas que ainda não foram reconhecidos por especialistas. Isso está ocorrendo especialmente com a utilização da Internet e o uso de dispositivos móveis.

1) Síndrome da Chamada Fantasma. Quando seu cérebro lhe diz que seu telefone está tocando (mas não está) à menor sensação de vibração em nossos bolsos. Isso porque nos adaptamos, em nosso mundo social, a ter o celular no bolso. Portanto sempre que sentimos uma sensação de formigamento na perna isso gera uma explosão de neurotransmissores no cérebro que pode causar ansiedade ou prazer.

2) Nomofobia. É a ansiedade que vem de não ter em mãos um aparelho celular na mão. O termo vem da abreviação da frase Inglês “não móvel fobia”. Esta condição foi adicionada na última edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

3) Ciberdoença. É a desorientação e vertigem que algumas pessoas sentem quando interagem com determinados ambientes digitais. Isso já aconteceu com alguns usuários da versão mais recente do iOS quando usuários se queixaram, nos fóruns da Apple, de ter essas dores devido aos detalhes da nova interface gráfica do sistema operacional.

4) Depressão do Facebook . É a depressão pela interação de suas informações com seus contatos na rede social, ou a falta dela. Um estudo realizado pela Universidade de Michigan mostra que a depressão entre os jovens está relacionada com o tempo gasto no Facebook.

5) Vício em internet . É a vontade constante e insana de acessar a Internet mesmo quando não é necessário. Embora não seja um problema em si, é parte de uma compulsão para interagir com a rede. São vícios os jogos online, jogos de azar, sexo virtual, etc.

6) Vicio em jogos online . Esta é uma forma específica do ponto anterior. De acordo com um estudo patrocinado pelo governo da Coreia do Sul, cerca de 8% da população entre as idades de 9 e 39 anos sofrem do vício da internet ou jogos online. Tanto que o governo promove desde 2011 a “Lei de Cinderela ” que consiste em cortar o acesso a determinados jogos online entre meia-noite e 6 da manhã, focando-se em usuários menores de 16 anos.

7) Cyberchondria . É a tendência a acreditar que sofrem de doenças que você lê na Internet. Um estudo de 2008 a Microsoft mostrou que o auto-diagnóstico auxiliado pelos motores de busca acabou de concluir a pior opção.

8) O efeito Google . A tendência da mente para reter menos informação, porque todas as respostas estão a apenas alguns cliques. Com o Google, o acesso à informação tornou-se popular e foi apresentada, mas isso pode fazer com que as pessoas não se esforçem para manter a informação que lêem, mesmo online, porque eles sabem que a qualquer momento podem voltar a acessá-la.

Fonte: TechHive.com e Lamula.pe

Anúncios

Sobre dibarbosa

O autor estudou Letras, Língua Portuguesa, Latim, Grego, Espanhol, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gestão da Informação na Universidade Federal do Paraná e Geografia no Setor de Ciências da Terra do Centro Politécnico da UFPR. Conhece os Estados de Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Bahia, passagens geográficas que influenciaram decisivamente em sua formação cultural levando-se em conta a grande diversidade étnica brasileira, o que também teve um papel fundamental na consolidação de sua sensibilidade literária. É autor de três livros intitulados "A Urbs Magna", "Teu Olho Direito É Meu" e "Kiosk 25", todos sob o codinome Dino Barsa, além de dezenas de poemas e outros pequenos projetos ainda em construção. Tem a música como hobby e, sendo instrumentista desde o início da adolescência, raramente passa o tempo sem seus instrumentos preferidos: a gaita de boca e o violão. Ainda, é adepto da alimentação com base nos superalimentos em associação com atividades físicas. Tem como costume a prática da empatia como forma de enxergar melhor o vasto mundo em que vivemos. Todos são bem-vindos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s