Tempestades solares

2 02-03:00 outubro 02-03:00 2013 0 Por Redação Urbs Magna
Tempestades solares

sol

Tempestades solares acontecem ininterruptamente, o tempo inteiro. Mas a intensidade pode variar muito. As mais intensas formam um plasma solar que se projeta velozmente em direção à Terra e, chegando aqui, podem causar tempestades magnéticas e interferir em toda nossa parafernália tecnológica montada para “sobrevivermos” neste mundo vil.

Plasmas de fibra, das tempestades solares maiores, que são projetados pelo sol em uma data chegam à terra em três dias e causam variações no campo magnético da Terra.

ASSISTA: Simulação de TEMPESTADE SOLAR (NASA). Ao abrir a página clique em “Ejeção Coronal de Massa”

Segundo o diretor do Centro Russo de Previsão de Clima Espacial do Instituto de Magnetismo Terrestre, Ionosfera e Propagação de Ondas de Rádio, Sergei Gaidash, o acúmulo de plasma é como um enorme verme ou um torniquete e contém várias centenas de milhões de toneladas de matéria solar. Ele observa que eventualmente ‘garrotes’ se rompem no Sol em direção ao espaço próximo da Terra, aumentando a concentração de prótons.

Tempestades magnéticas estão classificadas em escalas de 0 a 9 de acordo com sua intensidade e são relacionadas a taxas de perturbações geomagnéticas Kp. Veja abaixo a escala da tabela de perturbações geomagnéticas Kp:

Anúncios