Estados Unidos devem alcançar limite de endividamento em outubro

ECONOMIA MUNDO

Os Estados Unidos atingirão o seu limite de endividamento em meados de outubro e provavelmente não serão capazes de financiar todas as despesas do orçamento federal, disse o Departamento do Tesouro Americano .

“O Congresso deve agir o mais rápido possível para proteger a solvência dos EUA, disse o secretário do Tesouro, Jack Lew, que também alertou que a inatividade pode causar “danos irreparáveis” à economia do país.

O governo e os economistas acreditavam que os EUA atingiriam o limite da dívida mas não tão cedo quanto a previsão mais recente. Isso significa que o Congresso está preparando uma nova “batalha”, que irá decidir se irão elevar o limite de endividamento.

Lew disse que, uma vez atingido o limite poderia ser feito apenas 80 itens de despesas mensais, incluindo salários militares e pagamentos de segurança social.

O Secretário do Tesouro anunciou que é impossível determinar exatamente quando o “escritório vai ficar sem fundos”, se eles não chegarem a um acordo, mas a situação pode levar rapidamente a uma grave escassez de recursos.

“Tal situação pode prejudicar os mercados financeiros e levar a grandes rupturas em nossa economia”, disse ele.

Republicanos continuam a insistir em fazer cortes de gastos em troca de elevar o teto da dívida.

Em 2011, a incapacidade de chegar a um consenso nas negociações custaram caro aos EUA.

Anúncios

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.