Novo idioma no norte da Austrália

CIÊNCIA MUNDO TENDÊNCIAS

tajamanuUma linguista australiana descobriu que uma nova linguagem está sendo desenvolvida pelos povos indígenas no norte da Austrália. Carmel O’Shannessy viajou a uma tribo na cidade de Lajamanu, no deserto de Tanami, e percebeu que a recente geração dos 700 moradores falam uma língua nova. 

O’Shannessy notou isso em 1998, quando trabalhava na escola local com outros professores para ensinar Warlpiri [a língua da tribo] e Inglês [língua oficial da Austrália]. Os jovens falavam as duas línguas em uma única conversa ou uma única frase. 

 
Iniciaram-se gravações para posterior estudo investigando os novos modelos estruturais e os tipos de palavras. A gramática tinha um modelo unificador de verbos e substantivos. Comprovou-se um novo sistema lingüístico independente que se tornou a linguagem falada mais jovem conhecida no mundo. A nova linguagem agora é chamada Luz Warlpiri que tem combinações estruturais inéditas com a maioria dos verbos e gramática em inglês e crioulo, mas o resto da gramática é principalmente WarlpiriSegundo a professora o surgimento do idioma Luz Warlpiri é uma resposta à pressão das autoridades australianas para que as tribos indígenas trocassem o idioma para o Inglês.
Anúncios

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.