RESPIRAÇÃO HOLOTRÓPICA – UM INSTRUMENTO LUMINOSO!

CARLOS AMARAL ESOTERISMO RELIGIÃO

Tal como já referi anteriormente, a Respiração Holotrópica é uma valiosa técnica de psicoterapia experiencial e auto-exploração profunda existente na Psicologia Transpessoal, intimamente ligada ao potencial curativo e transformador dos estados ampliados da consciência. Foi criada por Stanislav Grof, um dos fundadores e principais teóricos da Psicologia Transpessoal, juntamente com sua esposa Christina Grof. Vem sendo utilizada desde 1976 ao redor do mundo com impactantes resultados terapêuticos e de desenvolvimento pessoal.

Em todos os cursos de que sou responsável directo, procuro patentear e explicar que o método utilizado na Respiração Holotrópica combina respiração mais rápida e profunda que a habitual, música evocativa, trabalho corporal e arte, permitindo que os participantes ampliem sua consciência e se conectem à sabedoria e à capacidade de cura próprias do seu corpo e psiquismo, instância psíquica esta que Grof chamou de curador interno.

Este estado incomum de consciência tem a surpreendente capacidade de seleccionar e trazer à tona conteúdos de forte carga emocional e, portanto, de grande relevância nas nossas dinâmicas psíquicas. Podemos reviver ou conectar-nos não somente com material biográfico (do nascimento até o momento presente), como se faz normalmente na psicoterapia tradicional, mas, também, ter acesso às memórias da própria nossa gestação e parto e, nomeadamente, ilimitado espectro dos fenómenos transpessoais.

O campo transpessoal compreende experiências onde não nos sentimos limitados pelo nosso ego, espaço ou tempo, e onde podemos conectar-nos com os domínios míticos e arquetípicos, o inconsciente coletivo, o transcendente e o cosmos. Estas experiências transpessoais podem ajudar-nos a desenvolver um raciocínio de sentido e objetivo para a nossa vida, coadjuvar na superação de crises existenciais e despertar uma visão mais compassiva para connosco, pela humanidade e para com o planeta.

Anúncios

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.