Reportagem da Superinteressante “Enfim, a Cura da Aids” é sensacional ou sensacionalista?

A revista Superinteressante do mês de agosto traz uma manchete de capa para lá de sensacional: “Enfim, a Cura da Aids”. Ou será sensacionalista, como defende Esper Kallás, infectologista da USP?Segundo o site Agenciaaids a matéria de agosto não está atualizada e aborda técnicas que conseguiram “curar” alguns pacientes expulsando o HIV de seus esconderijos e jogando-os na corrente sanguínea, de onde poderia ser eliminado utilizando-se um medicamento que não pode ser usado na cura para todos os portadores da aids por apresentar grande toxidade.

Mesmo que exista algumas técnicas especiais para eliminação do vírus HIV, Gean Gorinchteyn, do Instituto de Infectologia Emilio Ribas de São Paulo, diz que temos que ser cautelosos, pois os indicativos são apenas para algumas possibilidades especiais que não se pode estender para todas as pessoas infectadas pelo vírus HIV.

Algumas técnicas de cura abordadas na reportagem são aplicáveis apenas a alguns tipos de pacientes, e por isso não se pode considerar como cura generalizada

Outro infectologista, o Dr. José Valdez Madruga, do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids de São Paulo (CRT), diz que a reportagem é boa, mas a cura não chegou ainda. Ele conta que depois da publicação de Superinteressante vários pacientes já o procuraram para dizer que querem tomar o Vorinostat, mas ele tem explicado que, apesar dos estudos, esse remédio não é capaz de curar a aids.

Você pode gostar de:

A Cura da Aids pode vir de planta encontrada no Brasil

 

Anúncios

9 comentários sobre “Reportagem da Superinteressante “Enfim, a Cura da Aids” é sensacional ou sensacionalista?

  1. Eu possuo uma teoria para cura da HIV, estudeis algumas técnicas contra atuais, e métodos de estudos que ainda não foram colocada em prática até nos dias de hoje… de 2014.

    A cura do HIV e o Cancer.

    Curtir

  2. Independente de ser uma “cura” ou não, o importante é que a mídia e o mundo continuem a cobrar uma solução para o problema, uma vez que, se todos se calarem, os Laboratórios continuarão a se enriquecer e as pesquisas estagnarão. É preciso cobrar e continuar a prevenção dessa epidemia Mundial mas a esperança é sempre real. Todos desejamos isso!

    Curtir

  3. Essa revista de renome foi muito sensacionalista e oportunista para vender a mesma. Alias, nao há nenhuma novidade ali dentro. Essa revista colocou materias antigas que nao sao novidades e inclusive tem uma de 2006. As outras estrategias de uma possivel cura para o futuro tambem sao materias velhas ja vistas aqui na internet ou boatos de boca em boca.
    Enquanto isso, os portadores que se agarrem nos coqueteis bombas e nos tratamentos alternativos tipo” oleo de coco e spirulina para nao deixar o virus se replicar folhas de Mutamba em que o tanino da mesma é o unico que consegue alcançar os esconderijos do virus. PLanta avelos, leucogen, prata coloidal, cha verde, glutamina, folhas de oliva, oleo de oregano e estragalus. Ja ouvi falar tambem que agua oxigenada 10 volume em copo dagua mata o virus hiv tomando-se 5 gostas em um copo com agua 200 ml todos os dias. O sangue de dragao tambem funciona (arvore parentesco com sangra d’agua).

    Curtir

    • Sinto que seja assim. Espero que seu caso esteja entre aqueles que apresentam um resultado satisfatório de evolução do tratamento com evidências de cura. Creio, porém, que a medicina está a poucos passos de uma realização plena e irrestrita.

      Curtir

  4. Isso que a Superinteressante fez não me parece honesto! Não li a reportagem ainda, mas quando a capa foi anunciada, imagino quantos soropositivos comemoraram a manchete. Eu confesso que fiquei emocionada quando vi, apesar da desconfiança de uma cura veiculada apenas por um meio de comunicação… sensacionalismo manchando a imagem do jornalismo, ainda mais numa revista tão conceituada. Lamentável!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s