Azeite de Oliva – Fonte de Saúde

31 de maio de 2013 0 Por Redação Urbs Magna

Azeite produzido à partir das olivas ou azeitonas

Na Bacia do Mediterrâneo, o azeite, junto com frutas, legumes e peixes, é um componente importante da dieta e é considerado um fator importante na preservação de uma população saudável e relativamente livre de doenças.

Dados epidemiológicos mostram que a dieta mediterrânea tem importantes efeitos protetores contra o câncer e doenças coronárias. Cientistas apresentaram evidências de que o perfil original da fração fenólica encontrado em azeites de oliva, num consumo elevado, confere propriedades muito favorecedoras à saúde. Os principais compostos fenólicos identificados e quantificados, por estes cientistas, em azeites pertencem a três classes diferentes: 1)fenóis simples, 2)seco-iridoids, 3)lignanas. Todas as três classes têm propriedades antioxidantes potentes.

A cultura grega trouxe também o azeite de oliva para o mundo ocidental atual.

A conclusão da pesquisa: O alto consumo de Azeite extra-virgem, que são particularmente ricos nestes antioxidantes fenólicos (bem como escaleno e acido oleico), deve garantir uma proteção considerável contra o câncer (colon, mama, pele) e doença cardíaca coronária.

Leia também:
Tamegão – Onde achar o mais saboroso azeite de oliva do planeta.

Anúncios